Ronco e Apneia do Sono
A Apneia do Sono é a obstrução da passagem do ar nas vias aéreas superiores. Devido ao relaxamento dos tecidos da garganta e língua, que obstrui a passagem do ar e impede a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite. Leva à redução do nível de oxigênio no sangue, resultando num sono mais superficial.
Os principais sintomas são: a sonolência excessiva durante o dia e o Ronco. Além de estar frequentemente associada com a insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, diabetes, falha da memória, atenção, concentração, capacidade de trabalho, acidentes e distúrbios emocionais.
As causas da Apneia podem ser: a obesidade, alterações do esqueleto facial (queixo e maxila pequenos) e excesso de tecidos na garganta.
Diagnóstico
Para o diagnóstico da Apneia é necessário realizar o exame clinico no consultório e fazer exames como radiografias e tomografias. Por último a POLISSONOGRAFIA, que é um estudo feito em Laboratório do Sono.
Tratamento do Ronco e Apneia do Sono
Uma solução mais confortável, socialmente bem aceita e cientificamente comprovada para tratar o Ronco e a Apneia do Sono (leve e moderada) é a utilização do Aparelho Intra-oral. Usado apenas durante à noite.
Esse aparelho realiza um avanço mandibular durante o seu uso, deixando livre a via aérea superior e liberando a passagem do ar.
O aparelho deve ser confeccionado de acordo com cada pessoa, de forma individualizada.