Com o passar dos anos, os dentes escurecem porque o esmalte vai ficando fino e a dentina, que é mais escura, torna-se mais espessa, esclarece o dentista. Fora isso, alimentos como café, refrigerantes escuros, vinho tinto e chás são ricos em pigmentos, que impregnam o esmalte e contribuem para conferir ao dente uma coloração amarelada.
Sim. O sangramento se deve principalmente à gengivite. A placa precisa ser retirada com escovação regular e, sobretudo, uso do fio dental, além de visitas ao dentista. Do contrário, endurecerá, formando o tártaro, que agrava o sangramento e colabora para uma forma mais avançada de doença na gengiva conhecida como periodontite.
Não e devem ser utilizados com moderação! O uso excessivo dos antissépticos contribui para manchar e escurecer os dentes. Opte pelos que contêm o antisséptico triclosan e são isentos de álcool.
A sensibilidade é a dor de dentes causada pelo desgaste de qualquer superfície do dente ou do tecido gengival. A causa mais comum dessa sensibilidade nos adultos é a exposição de raízes dentárias devido à recessão gengival. As raízes não estão cobertas por esmalte e, por isso, centenas de canalículos dentinários que comunicam com a polpa do dente estão expostos.
Elas são ricas em substâncias abrasivas (como sílica e bicarbonato). Para eliminar manchas, esses cremes dentais desgastam o esmalte, o que pode acarretar retrações da gengiva e maior sensibilidade. Tendo isso em vista, é melhor conversar com seu dentista antes de usá-las.